quarta-feira, 17 de março de 2010

Disfunção da ATM

A ATM é a articulação que une a mandíbula ao crânio e está localizada na frente do ouvido e é utilizada na fala, mastigação e deglutição. A disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. Os dentes inferiores quando em contato com os dentes superiores formam a oclusão dental, responsável pela estabilidade da ATM. A oclusão inadequada (má oclusão) é, na maioria dos casos, a responsável direta pela disfunção da ATM. A disfunção está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo, morder objetos estranhos, roer unhas, mascar chiclete, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.


Sintomas:

  • Dores de cabeça
  • Dores de ouvido
  • Dor e pressão atrás dos olhos
  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar
  • Mandíbulas ficam "presas", travam ou saem do lugar
  • Flacidez dos músculos da mandíbula
  • Brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam

O paciente que apresenta uma disfunção da ATM pode ter dor de cabeça na região temporal a acordar ou no final da tarde, sensação de rosto cansado, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar, estalos na ATM, zumbido.


Tratamento:


Os tratamentos da disfunção da ATM são diversos e consistem na eliminação dos fatores que podem estar contribuindo e agindo na manutenção da dor. O processo de eliminação da dor vai desde a terapia de pontos de gatilho na musculatura da ATM, comportamento cognitivo, terapia muscular e em alguns casos pode ser necessária a utilização de uma placa estabilizadora ou reposicionadora entre outros.



3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE AO RETIRAR UM DENTE QUEIRO MAL POSICIONADO MESMO COM O RX TIRADO ANTES,PODE OCORRER UM ATM,E QUANDO TERMINA ESSA DOR.

    ResponderExcluir
  2. Uso próteses totais, superior e inferior. Sinto muita dor na gengiva, maçã do rosto, ao redor do ouvido principalmente a noite quando durmo, tenho estalo na mandibula e meu rosto está ficando afundado tudo no lado esquerdo, o que fazer , como tratar já que não tenho mais os dentes naturais.

    ResponderExcluir
  3. NENHUM PROFISSIONAL, ENTÃO PARA QUÊ PERGUNTAR, NÉ!

    ResponderExcluir