domingo, 14 de março de 2010

CALCULOSE OU LITÍASE

Calculose ou litíase não difere muito dos padrões de formação da calcificação distrófica. Sua particularidade reside no fato de se localizar em estruturas tubulares diferentes dos vasos sanguíneos, mantendo, ainda, a característica de heterotopia inerente às calcificações patológicas.
Cálculos renais são de diferentes formas e tamanhos que pode assumir esse tipo de calcificação.
A patogenia de formação dos cálculos se resume, iniciamente, na formação de um núcleo calcificado de forma distrófica; esse núcleo se desloca para a luz do ducto, onde cresce devido a sucessivas incrustrações ao redor de sua estrutura. Todo o mecanismo é facilitado pelos fatores já citados anteriormente, isto é, principalmente pela presença de pH alcalino e pela concentração de carbonato de cálcio e de fosfato de cálcio no local.
A calculose pode levar à obstrução, à lesão ou à infecção de ductos, principalmente do pâncreas, da glândula salivar, da próstata e dos tratos urinário e biliar.

Um comentário:

  1. Eu ousaria discordar da USP, nesta comparação. Pois as diferenças entre calculose e calcificações distróficas são maiores que as semelhanças.
    A calculose ocorre na superfície das células epiteliais, na luz do túbulo (cálice, ureter, etc.), enquanto na calcificações iniciam dentro das células ou pela destruição das células com liberação do seu conteúdo.
    .
    Na calcificação ocorre a formação de HIDROXIAPATITA, euquanto na calculose renal, tem-se oxalato de cálcio, fosfato de cálcio, às vezes, urato, fosfato triplo amoníaco de magnésio, cistina, e outros componentes.
    .

    ResponderExcluir