domingo, 11 de abril de 2010

Efeitos Sistêmicos da Inflamação

Dentre os efeitos que se pode visualizar no organismo como um todo, pode-se citar:

  • A febre é o processo mais comum associado à infecção
  • O processo de hipertermia é coordenado pelo hipotálamo envolvendo também o sistema endócrino - reação de fase aguda
  • Endócrino e metabólicos: secreção de proteína de fase aguda pelo fígado ( proteína C reativa -PCR; proteína amilóide A sérica - SAA; proteína amilóide P sérica - SAP; fatores do sistema complemento e do sistema de coagulação). Há aumento da secreção de glicocorticóides e diminuição na liberação de ADH.
  • Autonômico: redireciona o fluxo sangüíneo dos leitos cutâneos para os profundos; aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial bem como redução da sudorese.
  • Comportamentais: Calafrios, tremores, anorexia e sonolência
A elevação da temperatura está associada ao aumento da atividade dos leucócitos dificultando a replicação de microorganismos.,
A IL-1, IL-6, INF e a-TNF penetram o cérebro em locais onde conseguem ser transportados através de barreira hematoencefálica ou mesmo pelo nervo vago onde atuam sobre os vasos do encéfalo estimulando aprodução de PGE, NO ou IL-18 provocando febre.

Leucocitose: 15000-20000 células/mL podendo atingir até 100000 cél/mm. As elevações extremas podem indicar uma reação leucemóide. A maioria das infecções bacterianas causa neutrofilia mas deve-se estar atento para algumas exceções: caxumba, mononucleose infecciosa e rubéola causam linfocitose. A infecção por parasitas ou asma brônquica freqüentemente se apresenta por eosinofilia. As infecções de curta duração podem estar associadas a leucopenia como se observa na febre tifóide e em infecções virais causadas por riquétsias e também por certos protozoários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário