sábado, 27 de fevereiro de 2010

O que é o timo e porque ele involui quando ficamos adultos ??


O timo é um órgão linfático que está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica. É vital contra a autoimunidade. Ao nascimento, o timo pesa de 10 a 35g; ele continua a crescer em tamanho até a puberdade, quando atinge um peso máximo de 20 a 50g. Daí em diante, passa a sofrer uma atrofia crescente , tendo pouco mais de 5 a 15g nos indivíduos mais velhos. Esta involução relacionada com a idade é acompanhada da substituição do timo por tecido fibrogorduroso. A taxa de crescimento tímico em crianças e a involução nos adultos são extremamente variáveis, sendo, portanto, difícil determinar o peso apropriado para a idade. O timo é o local do desenvolvimento das células T (grupo de glóbulos brancos do sangue e são os principais efetores da imunidade celular). Ele é um órgão formado por dois lobos. O timo involui por um processo chamado de apoptose ( morte celular programada).A apoptose pode ser desencadeada pela ausência dos sinais químicos que mantêm a célula em atividade e multiplicação. A morte prematura das células T são capazes de atacar o próprio organismo que o gerou. Originados na medula óssea, os linfócitos T ou células T, amadurecem na glândula timo (daí o "T"), entram no sangue e no sistema linfático e passam a ter papel importante na defesa contra microorganismos.Isso acontece por meio de moléculas produzidas em sua superfície, durante sua maturação, que reconhecem substâncias estranhas e as combate.Ainda no timo, porém, algumas dessas células produzem receptores que se ligam a substâncias do próprio organismo, o que levaria à auto-agressão, se elas fossem liberadas. Normalmente, porém, só saem do timo linfócitos que se ligam a componentes estranhos. Os demais, "inadequados", são selecionados e levados ao suicídio, graças à apoptose.

5 comentários:

  1. interessante! Mas não esclarece porque ele cresce até a adolescência e depois diminui? O que aconteceria a um indivíduo mais velho se o timo se mantivesse plenamente ativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que já lí, quanto menor o Timo, maior a chance de desenvolver doenças auto imunes

      Excluir
  2. Não respondeu por que o timo diminui

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que quando o organismo humano consegue alcaçar uma quantidade de imunidade suficiente altomaticamente a glandula perde a funçáo.

    ResponderExcluir