domingo, 28 de fevereiro de 2010

Causas das Necroses

Denomina-se necrose como sendo o estado de morte celular,( do tecido ou do organismo vivo) que vem sempre precedido de um processo patológico e desordenado ocasionado por uma série de alterações que incapacitam a célula a se adaptar a lesões irreversíveis. Dentre as inúmeras causas das necroses podemos citar aqui algumas que são:
  • Hipóxia (baixo teor de oxigênio) - É causa extremamente importante e freqüente da agressão e necrose do tecido. Uma das causas da hipóxia é a oxigenação inadequada do sangue devido à insuficiência cardíaca e/ou respiratória.
  • Agentes Físicos - Dentre os agentes físicos mais comuns, capazes de induzir agressão celular, estão os traumatismos mecânicos, as variações da temperatura, as variações repentinas da pressão atmosférica, as radiações ionizantes que produzem radicais livres e o choque elétrico.
  • Agentes Químicos - São diversos, incluindo aqui as drogas, que podem produzir lesões celulares. Agentes potentes como os venenos, os sais mercuriais, o arsênico, são exemplos de substâncias que em pequenas doses podem destruir células em minutos. Até mesmo o oxigênio em altas concentrações é gravemente tóxico.
  • Agentes Biológicos - São os agentes infecciosos que podem variar desde os vírus até os grandes vermes e entre eles se intercalando as rickettsias, as bactérias, os protozoários e os fungos .
  • Mecanismos Imunes - As reações imunes salvam vidas ou podem ser letais. Embora o sistema imunológico sirva como defesa contra agentes biológicos, as reações imunes também podem causar injúria celular por meio de fenômenos ligados à imunidade celular ou à imunidade humoral. A reação anafilática a uma proteína estranha ou a uma droga ingerida é exemplo clássico desta agressão. O organismo pode desenvolver anticorpos contra antígenos do próprio corpo, e assim desenvolver as chamadas enfermidades auto-imunes.
  • Distúrbios Genéticos - Os distúrbios genéticos causam lesões celulares podendo produzir desde pequenos erros metabólicos até malformações congênitas, porque a célula é mal programada para seguir a sua diferenciação normal. Um exemplo clássico é a anemia falciforme, na qual um pequeno defeito genético causa anomalia na molécula da hemoglobina.
  • Distúrbios Nutricionais - Os distúrbios nutricionais, nos países em desenvolvimento, continuam a ser causas importantes de lesões celulares. A deficiência de vitaminas específicas causa número elevado de mortes. Ironicamente, o excesso de alimentos, notadamente os lipídios, causam lesão celular entre os indivíduos socialmente privilegiados ao acelerar a aterosclerose.
  • Envelhecimento - O envelhecimento talvez seja uma forma programada geneticamente de morte celular. O envelhecimento acelerado pode ser visto em doenças genéticas como a Síndrome de Down.

Nenhum comentário:

Postar um comentário